Atividades desenvolvidas em 2017

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS: FORMAÇÃO HUMANO-PROFISSIONAL E SOCIOAPRENDIZAGEM – CAMP GUARUJÁ

 

Obs.: O presente relatório segue os períodos solicitados pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), para prestação de contas, referente ao Convênio nº 176/2016, processo administrativo nº 28913/16930/2016.

 

A ENTIDADE – DADOS CADASTRAIS

 

Razão Social – CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL CAMP GUARUJÁ.logo unidade II

CNPJ/MF – 48.707.319/0001-88

Inscrição Estadual – Isento

Inscrição Municipal – 3214

Utilidade Pública Municipal – Lei n°1.167

Utilidade Pública Estadual – Lei n°9.443

Certificado Federal - CEBAS – Nº 71000.003581/2015-74

Registro - CMDCA nº 008

 

Endereço I: Av. Adriano Dias dos Santos n°700

Bairro: Jardim Boa Esperança CEP: 11470-220

Município: Guarujá – SP

 

Endereço II: Av. Santa Adelaide n° 400

Bairro: Jardim Boa Esperança CEP: 11471-070

Município: Guarujá – SP

 

Telefone/Fax: (13) 3355 7909                     Celular: (13) 98118 4117

E-mailcamp@camp-guaruja.org.br

Site: www.camp-guaruja.org.br                    Facebook: facebook.com/camp.guaruja

 

 

Diretoria

Obs.: Diretoria empossada em 01/08/2017.

Diretor Presidente – Adelino de Almeida Pereira

Diretor Vice-Presidente – Alcides Pires de Almeida

1º Diretor Administrativo – Carlos da Cunha Bernardo

2° Diretor Administrativo – Arnaldo Teixeira de Souza

1º Diretor Financeiro – Pompeu da Cruz Esteves Junior

2° Diretor Financeiro – Marcone dos Santos

Diretor de Patrimônio – Manoel Gomes da Costa

Presidente do Conselho Fiscal – Luiz Carlos Ribeiro

Conselheiro Fiscal – Valberto Almeida de Souza

Conselheiro Fiscal – Marco Antonio Davanzo

Conselheiro Fiscal – Suplente – Mauro Antonio Braga

Conselheiro Fiscal – Suplente – Antonio Jose de Castro

Conselheiro Fiscal – Suplente – Sérgio Seda Escudeiro

FINALIDADES ESTATUTÁRIAS

           

            O CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL CAMP GUARUJÁ, também designado pela sigla CAMP GUARUJÁ, constituído em 28 de abril de 1968, é uma associação de direito privado, de fins não econômico-lucrativos, entidade de assistência social e utilidade pública nas esferas Municipal e Estadual e certificado Federal - CEBAS, com sede no Município e Comarca de Guarujá, Estado de São Paulo.

MISSÃO

            Promover, defender e garantir os direitos dos adolescentes, jovens e pessoas com deficiência, ofertando-lhes proteção social e integração ao mundo do trabalho, na perspectiva de seu desenvolvimento pleno, autonomia e dignidade no exercício da cidadania.

PRINCIPAIS VALORES E PRINCÍPIOS

O compromisso e o respeito aos usuários, colaboradores e parceiros e a promoção dos direitos humanos, princípios e valores de cidadania e profissionalismo, entre eles:

  • Ética e Solidariedade: Não é possível ser um Cidadão, na verdadeira acepção da palavra sem ética, portanto, mesmo que queira e possa fazer algo, significa refletir se “deve” e agir pensando no bem-estar geral, sendo tolerante com a diversidade e a visão de terceiros, mesmo quando não vê vantagens pessoais. O individualismo não encontra ressonância no perfil do profissional do futuro.
  • Integridade: Para ser íntegro é preciso ser leal aos seus compromissos, responsável e honesto (sendo assertivo) e capaz de assumir sua posição pautado no compromisso assumido, ainda que momentaneamente não lhe pareça vantajoso respeitá-lo.
  • Disciplina, Educação e Assertividade: Aprender a respeitar regras, horários, pessoas e ideias alheias e a negociá-las com assertividade são elementos essenciais para formar parcerias, conquistar pessoas, vender ideias e praticar o protagonismo para transformar a realidade, viver e trabalhar em harmonia.
  • Entusiasmo: É o espírito de inovação e atualização – uma busca contínua com iniciativa, disposição e prontidão para agir e lutar por seus ideais.
  • Autonomia Responsável: É a autorregulação que Perrenoud (1999:96) conceituou como a capacidade do sujeito gerenciar seus próprios projetos, progressos e estratégias frente a tarefas e obstáculos, gerando atualização constante e uma autonomia progressiva e responsável.
  • Transparência: É o que nos conduz a confiabilidade e credibilidade – O trabalho do CAMP GUARUJÁ é aberto, as regras são claras e o financeiro declarado.

 

LEMAS

  • “EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO”
  • “DISCIPLINA NÃO É PUNIÇÃO, É ORDEM E HARMONIA”

VISÃO

Ser reconhecido por toda a sociedade como referência em ações socioassistenciais de proteção social e integração ao mundo do trabalho.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Desenvolver Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, prioritariamente, para Adolescentes e jovens em vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, defender e garantir seus direitos fundamentais com ações socioassistenciais de desenvolvimento integral à família e à comunidade, na perspectiva da construção de novos conhecimentos, convivência familiar e comunitária e formação humano-profissional para o exercício pleno da cidadania e Socioaprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ofertar Serviço gratuito e espaço de referência de convívio e participação grupal, comunitário e social saudáveis;

 

  • Fomentar ações de acolhimento, valorização da família e fortalecimento do papel de apoio e orientação aos seus integrantes;

 

  • Apresentar a Educação e o Trabalho como direitos exequíveis de cidadania e contribuir para a permanência do adolescente no sistema educacional, a continuação acadêmica e profissionalização;

 

  • Articular parcerias em rede, pública e privada, para a apropriação de direitos e deveres e enriquecimento educacional, cultural, artístico, de lazer, esporte e ações de voluntariado e protagonismo social;
  • Estimular o desenvolvimento da compreensão crítica da realidade social, do mundo contemporâneo e habilidades e competências para a autonomia responsável;
  • Exercitar competências para o mundo do trabalho;
  • Fomentar ações e parcerias para integração, permanência ou reintegração do beneficiário no mundo do trabalho, para gerar ascensão social, autonomia e sustentabilidade da família;
  • Oferecer uma estrutura administrativa transparente e atraente para novos investidores.  

 

 

ORIGEM DOS RECURSOS

 

Em todas as etapas, o Serviço, em 2017, contou com os seguintes recursos financeiros:

  • Taxa de administração, paga por empresas da região em cumprimento de Convênios de Socioaprendizagem;
  • Imunidade de INSS;
  • Isenção de COFINS;
  • Convênio Municipal – Secretaria de Educação para atender 40 adolescentes;
  • Doações de parte de alimentos – Prefeitura Municipal de Guarujá;
  • Palestrantes Voluntários;
  • Repasse de verba por meio de concurso de Projetos - Fundo do CMDCA;
  • Doações anônimas – Unidade II;
  • Doações de pessoas Físicas e Jurídicas;
  • Transferências de recursos do programa Nota Fiscal Paulista (Créditos de ICMS e Sorteios), contrapartida ao empenho de todos em arrecadação e cadastro de cupons fiscais.

INFRAESTRUTURA

UNIDADE I

  • Áreas administrativas – 02 salas de atendimento pedagógico e psicossocial, 01 sala de Secretaria, 01 sala de almoxarifado, 01 sala de CTI, 1 sala de Departamento Pessoal e Financeiro, 01 sala de RH – Integração e Acompanhamento, 01 sala da equipe de Formação, 01 sala de Gerência Geral, 01 sala de Gerência Administrativa e Financeira e 01 sala de Gerência de Projetos Psicossociais e atendimento psicológico;
  • Sala de exposição – Capacidade para até 130 adolescentes, usada para aulas expositivas e projeções, equipada com lousa digital interativa;
  • Sala de comunicação – Equipada com lousa digital interativa, tem parede espelhada e 80 carteiras universitárias. Utilizada para oficinas, dinâmicas, relaxamento, vídeos, exercícios fonoarticulatórios e debates;
  • Sala de leitura – Equipada com grande acervo de livros, revistas e jornais, TV e dois computadores integrados, é também utilizada para pesquisas bibliográficas, saraus literários e produção de textos, entre outras atividades. Capacidade para até 34 pessoas por vez;
  • Laboratório de informática – Com microcomputadores interligados em rede e com acesso à Internet e lousa digital interativa é usado para alfabetização tecnológica e pesquisas on-line, além de aulas interdisciplinares – atende 40 adolescentes por vez (um por micro);
  • Galpão – Devido à dificuldade de espaço, usamos esse ambiente com 60 cadeiras universitárias por turma. Preparado para atividades práticas e ambientes simulados de escritório, supermercado e almoxarifado, com mesas de estudos, móveis, equipamentos, materiais de escritório e projetor multimídia;
  • Quadra poliesportiva – São realizados treinos de futsal, ginástica laboral e dinâmicas. Devido ao seu mau estado, algumas atividades hoje são realizadas em quadra cedida pela escola vizinha;
  • Refeitório – Com capacidade para 24 pessoas. Devido à falta de espaço, os adolescentes fazem as refeições em locais improvisados, como salas de aula e arquibancadas da quadra poliesportiva;
  • Cozinha – Equipada industrialmente e com constante manutenção e adequação de higiene, de acordo com normas sanitárias;
  • WC – 2 femininos e 2 masculinos, com 4 cabines cada um, possuem box e chuveiros elétricos.