SOBRE OS PROJETOS

 

É nítida a falta de preparo dos adolescentes, não só para o Mundo do Trabalho, mas para a vida. A falta de conhecimento e cultura e de habilidades interpessoais, muitas vezes por falta de estímulo e oportunidades, se refletem num perfil que não corresponde às exigências corporativas e em tempos de crise, de “encolhimento” do emprego, especialmente os jovens de 14 a 24 anos (62º boletim Mercado de Trabalho/IPEA – Inst. de pesquisa econômica aplicada) são os mais duramente atingidos.  A formação técnica não esgota a carência do preparo para o enfrentamento dos problemas, é preciso atrair esse jovem para um mundo de descobertas, levando-o para além das salas de aula e oportunizando o acesso a informações de direitos.

           

Os Projetos Complementares estreitam laços e a função protetiva da família, contribuem para a melhoria da qualidade de vida e levam o jovem a atualizar-se e, apesar de os beneficiários do CAMP Guarujá estarem em vulnerabilidade social e/ou pessoal, considera-se importante que façam trabalhos voluntários e aprendam sobre o seu papel na sociedade, interagindo e fazendo parte da solução dos problemas de sua comunidade, ajudando a construir alternativas emancipatórias para o enfrentamento de suas vulnerabilidades.

 

Os resultados animam e eles concluem: Fazer o bem não custa nada e ajuda a termos um mundo melhor! Rapidamente, tudo o que aprendem é socializado com os amigos, vizinhos e familiares – É o Futuro Aprendiz interagindo na sociedade!

proj1.PNG

Cuidando do Cuidador

Treinamento psicopedagógico de atualização e construção coletiva de estratégias, psicoeducativos, prevenção ao estresse laboral, empoderamento da equipe para lidar com as diversidades e especificidades da turma, promovendo a interação grupal e estreitamento de laços. Orientação de direitos, encaminhamentos e viabilização de consultas e/ou exames médicos, supervisão, apoio psicossocial individualizado ou em grupo, realizando jornadas, reuniões e outras atividades de capacitação, avaliação e apoio contínuos

Meu Espelho

Oficina de Construção de empatia e Limites fortalecendo e prevenindo a ruptura dos laços da Relação Pais & Filhos.

proj2.PNG
proj3.PNG

Happy Day: Descobrindo a magia da arte

Tendo por objetivo, promover acesso à cultura e enriquecê-la, incentivando o hábito prazeroso da leitura e admiração da arte, as ações se baseiam em filmes e/ou livros de clássicos da literatura e em biografias de renomados artistas, show de talentos na sede do CAMP Guarujá, sorteios de ingressos ou descontos para sessões nas salas de projeção da cidade, para espetáculos de dança, teatro ou outros eventos que promovam o lazer, a cultura e o fortalecimento dos laços entre a entidade, a família e comunidade.

Travessia

Pesquisa, palestras, debates sobre os temas: Adolescência, Sexualidade, Drogas e Violência Doméstica, tendo por objetivo final, uma apresentação realizada pelos adolescentes, sob supervisão dos colaboradores à família, para informar e promover a reflexão e o diálogo, fortalecendo seus vínculos.

proj4.PNG

Casulo

Atividades de convivência e fortalecimento de vínculos com grupos intergeracionais, que favorecem a reflexão sobre a história e o papel das famílias na proteção de seus membros, proporcionando a discussão e incentivo da valorização da cultura familiar, seus valores, Educação Emocional, qualidade de vida e cidadania – direitos, deveres e protagonismo social.

Acolhimento & Ação - Proteção Social

Orientação e acompanhamento de apoio psicossocial e/ou pedagógico, individual e grupal, de orientação e apoio à Socioaprendizagem, pessoal, familiar e para atualização de dados/perfil e quando necessário, fazemos encaminhamentos para a rede de Apoio. As ações contemplam também, orientação de direitos e psicoeducativos, visitas domiciliares e/ou hospitalares, reuniões e palestras.

 

x

Projeto Rasgando Rótulos e Construindo a Igualdade

Na fase I, por meio de dinâmicas de grupo e psicoeducativos, os adolescentes são preparados para lidar com as várias deficiências e/ou transtornos, desconstruindo conceitos errôneos sobre o diferente e também sobre os diversos transtornos, aprendendo a cuidar preventivamente de sua saúde mental e a respeitar a todos.

Na fase II, fazem visitas a entidades de atendimento a pessoas com deficiência para realização de atividades de leitura, musicais e lúdicas.

Projeto uma passagem pelo amanhã

Estudo do estatuto do idoso, desconstruindo tabus e construindo o respeito à sabedoria do idoso e, posteriormente, visita a asilos, convidando familiares para a prestação de pequenos serviços de manutenção e cuidados pessoais.