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REGIMENTO INTERNO – CAMP GUARUJÁ

Ao ingressar no CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL CAMP GUARUJÁ, o adolescente já é diferenciado, mas deve, progressivamente, melhorar o perfil profissionográfico, o que será registrado pela equipe em ficha individual. Na conclusão do Programa, com êxito, esse perfil determinará a oportunidade de migração para o Programa de Socioaprendizagem. 

                                  

  1. DAS FALTAS: Limite máximo: 03 (três) faltas
  • Organize-se quanto as variáveis de seu meio de transporte, horas necessárias de descanso, alimentação pela manhã e cuidados pessoais e siga orientações de planejamento e organização que receberá.

 

Conta 1 (uma) falta:

  • Ausência ou atraso em cada aula ou atividade agendada do dia, retorno de intervalos, reuniões ou projetos;
  • Estar presente na sala e não responder até a segunda chamada. Treine sua atenção.

Abonará sua falta do período TODO:

  • ATESTADO MÉDICO, nos casos de doença, nos dias indicados no atestado (um ou mais dias).
  • ATESTADO DE ÓBITO, no falecimento de parente direto (pai, mãe, avós, bisavós, tio e tia consanguíneos e irmãos). São dois dias, contando com a data do falecimento. Tire suas dúvidas na secretaria da entidade.

 

Abonará somente um determinado PERÍODO DE SUA AUSÊNCIA:

  • Declaração de comparecimento (consultas/exames). Valerá o período descrito na declaração.

Atenção:

  • É dever do adolescente e do responsável legal, comunicar imediatamente qualquer motivo que impeça o comparecimento nas atividades. Na dúvida, ligue 13- 3355 7906 – das 8h às 17h.
  • Declaração ou atestado só são válidos quando: originais, sem rasuras, corretivos, com data e horários correspondentes à falta, carimbados e assinados. Confira na retirada na unidade de saúde.
  • Comuniquem acompanhamentos contínuos: odontológicos, médicos ou terapêuticos, na secretaria até o início das atividades do Programa ou antes de iniciar um novo tratamento.
  • Mesmo que tenha a falta abonada, o adolescente deve copiar as lições dadas em sua ausência e realizar todas as tarefas. Na dúvida, fale com um educador.
  • Afastamentos que comprometam o desenvolvimento global do adolescente, serão analisados.

Saídas da sede durante os intervalos das atividades:

  • Unidade I: são permitidas, obedecidos os horários. O adolescente e seu responsável se responsabilizam.
  • Unidade II: não serão permitidas, devido à ausência de portaria.
  • Por segurança, não é permitida a permanência na calçada ou esquinas do CAMP GUARUJÁ.         

 

  1. DA IDENTIFICAÇÃO:
  • O crachá é gratuito, deve ser conservado e usado ao peito nas dependências da entidade. Em caso de esquecimento ou perda, como acontece no trabalho, só a secretaria do CAMP poderá permitir a entrada.
  • Na perda ou dano, o crachá deve ser ressarcido;
  • Ao deixar o Programa, o crachá deve ser devolvido.  

 

  1. TRAJES E APRESENTAÇÃO OBRIGATÓRIOS NA ENTIDADE:
  • Camiseta: branca: básica, lisa, de manga curta, por dentro da calça;
  • Calça jeans: azul escuro ou preta tradicionais, bainha tradicional ou italiana (barra virada), em comprimento adequado. Às moças, é opcional o uso de saia jeans nas mesmas cores e condições, no máximo quatro dedos acima do joelho, em substituição à calça comprida.
  • Calçados: Tênis ou sapatos pretos, cinza, azul escuro ou em tons de bege a marrom ou branco (cores lisas). Botas nas mesmas cores poderão ser usadas por dentro da calça. São proibidos tamancos e sandálias tipo chinelo, calçados que podem comprometer a apresentação/discrição e higiene. Preservem sua saúde física. Os saltos apropriados para o trabalho são baixos, médios, grossos ou Anabela (máx.8cm),
  • Agasalhos, bolsas ou mochilas: preto, cinza, azul escuro ou tons de bege a marrom ou branco (lisas).
  • Piercings, tatuagens e alargadores: Favorecem problemas de saúde e podem ser empecilhos para a aprovação em entrevistas de trabalho.   
  •  Boné não faz parte dos trajes para boa apresentação na entidade ou no trabalho. 
  • Aparelhos sonoros/eletrônicos: com fone de ouvido discretos, sem incomodar as pessoas do entorno, são permitidos somente no trajeto (ida/volta), observadas normas de segurança e de responsabilidade.
  • Aparelhos de telefonia: Caso seja necessário trazer, deve ser desligado dentro da entidade.
  • É adequado ao treinamento para a Socioaprendizagem:

Rapazes: Cabelos curtos, bem cuidados, sem “mechas” ou tinturas, unhas aparadas, barba feita, sem bigode. Correntes discretas, por dentro da camiseta, mas não cordões e colares coloridos, fitinhas no pulso, tornozelos ou pescoço e brincos, pois não fazem parte da apresentação para o trabalho.

Moças: Cabelos bem cuidados, sem cobrir o rosto, sem “mechas” ou tinturas extravagantes. Os acessórios devem ser discretos, maquiagem suave, unhas bem cuidadas, com esmaltes em tons fechados e discretos. Na dúvida, peça orientação. Fitinhas no pulso, tornozelos ou pescoço, não fazem parte da apresentação para o trabalho.

Outros cuidados: Boa higiene, boa apresentação e postura, roupas sempre bem passadas, limpas e costuradas. Doces e outros alimentos nas salas e demais dependências não são apropriadas, pois comprometem a boa apresentação e comunicação. Para uso exclusivo nos intervalos, trazer copo e/ou garrafa inquebrável, toalha de mão e pente, objetos pessoais para higiene pessoal.

Atenção: Havendo ampliação da jornada (saída às 17h), se o adolescente for direto para a escola e desejar tomar banho, deve pedir autorização, trazer toalha, sabonete e deixar o banheiro limpo e seco após o uso.

O acatamento de regras, a padronização das roupas e acessórios, evita a discriminação e constrangimentos, confere discrição e traduz o comportamento esperado no mundo do trabalho.

 

  1. DO TRANSPORTE:
  • O CAMP GUARUJÁ não se responsabiliza pelo transporte dos adolescentes. Vindo de bicicleta, trazer cadeado e guardá-la nos locais indicados.
  • A entidade apenas repassa as informações para obtenção do passe livre (quando aberto). A negociação, cadastro e reclamações devem ser feitas diretamente ao órgão responsável.

 

  1. DA FORMA DE AVALIAÇÃO:
  • Anotações em caderno ou fichário: conteúdos e exercícios devem ser anotados, de forma completa, organizada e com caligrafia, mesmo nos dias de sua ausência e será avaliado. Desorganização, grafia ilegível ou garranchos, não são aceitos no mundo do trabalho;
  • Avaliação escrita e tarefas extraclasse: Poderá haver avaliação e tarefas extraclasse sem aviso prévio, já que o objetivo do adolescente é aprender para a prática. Não são permitidos atrasos na entrega das tarefas, omissão ou negligência. Os educadores ficam à disposição para sanar dúvidas e agendar reforço;
  • Ficha perfil: cada educador atualizará, continuamente, a ficha individual de desempenho e perfil do adolescente, em Habilidades, Comportamento, Interesse, Responsabilidade e forma de Participação.

Atenção:

  • Não havendo aproveitamento satisfatório nas avaliações, estas poderão ser eliminatórias, mas a avaliação global levará também em conta, o desenvolvimento diário no Serviço, testes, avaliação de caderno, tarefas e toda a ficha perfil do adolescente;
  • Plágio (cópias de livros, publicações, internet, de ideias/tarefas de terceiros) nos trabalhos e atividades, implicarão desvinculação do Programa, por ferir a ética profissional.
  • Na dúvida/dificuldade quanto à realização das tarefas, o educador da matéria deve ser procurado. Nunca copie trabalhos de colegas ou de outros meios.
  • A avaliação global segue critérios do mundo do trabalho, que lhe oferecerá uma vaga. Cada critério será estudado em sala. Procure tirar suas dúvidas e ampliar suas habilidades.

 

  1. DOS VÍCIOS:
  • Vícios não combinam com trabalho. Comprometa-se a não frequentar salões de jogos, fumar, ingerir bebida alcoólica ou outras drogas e vícios.

 

  1. DO COMPORTAMENTO:
  • Deve ser respeitoso em todas as dependências do CAMP GUARUJÁ, na escola, redes sociais ou em sociedade, utilizando-se as expressões da boa educação, como por exemplo: Por Favor, Obrigado, Com Licença, Bom Dia, Boa Tarde, Pois não, Senhor/Senhora, sem expressões de desagrado.
  • Os ambientes devem ser mantidos conservados. Não colocar os pés nas paredes ou jogar lixo no chão e sempre respeitar as filas, mostrando civilidade e educação, bem como ao andar (nunca correr) nos corredores/escadas, tirar a mochila das costas e utilizar os corrimões.
  • Os adolescentes do CAMP têm responsabilidades idênticas e devem ajudar-se e respeitar-se mutuamente – sob quaisquer circunstâncias. Não serão tolerados atritos, brigas, ofensas morais, gestos obscenos ou qualquer ato indisciplinar e/ou falta de ética entre os adolescentes (Integração e Aprendiz Integral), com funcionários e outras pessoas, seja pessoalmente ou por qualquer meio de comunicação ou redes sociais;
  • Para permanecer no Programa, não caracterize comportamento de namoro na entidade ou nas proximidades, o que deve ser reservado aos momentos de sua vida pessoal para que as esferas privada e social e do comportamento esperado pelo Mundo do Trabalho não interfiram uma na outra. Converse com os Educadores.
  • A disciplina na entidade e o bom desenvolvimento das atividades é dever de todos e cada um deve responsabilizar-se.

 

  1. DA RESPONSABILIDADE DO ADOLESCENTE:
  • Todos os adolescentes são responsáveis pelo CAMP GUARUJÁ e devem manter os ambientes limpos e organizados. Ao final de cada atividade devem certificar-se de que não esqueceram nada e deixar o ambiente em ordem;
  • O Projeto líder do dia (escala voluntária) propicia observação, avaliação e sugestões sobre as atividades, problemas e organização das salas, ensina a trabalhar em equipe, a fazer relatórios, prestar contas e demonstra sua responsabilidade e progresso no Programa. Assumido o compromisso, deve ser cumprido pontualmente;
  •  O uso de aparelhos eletrônicos, sonoros, de telefonia ou de imagem, internet e redes sociais não são permitidos na entidade, mesmo nas funções vibra, avião, mudo ou similares;
  • Trazer só o essencial às atividades e manter consigo documentos e pertences pessoais. Os responsáveis devem supervisionar na saída de casa;
  • Cumprir ativamente todas as atividades curriculares do Programa IntegrAção ou Programa Aprendiz Integral, inclusive cívicas, palestras e tarefas extraclasse, ficando disponível entre 07h e 18h, de 2.ª a 6.ª feira ou nas atividades agendadas nos fins de semana, sabendo ser condição inegociável para sua permanência no Serviço;
  • Nos coletivos, sempre respeite os demais passageiros. Ceda o lugar e ajude pessoas com deficiência (temporária ou permanente), pessoas mais velhas, com crianças de colo e gestantes. Só use aparelhos sonoros conforme orientado e tom de voz e linguagem, adequadas a um adolescente diferenciado.

Sobre o uso de recursos:

  • O uso adequado das dependências, cadeiras e móveis, materiais, recursos, objetos, equipamentos e materiais cedidos é dever de todos e caracterizam responsabilidade e preparo para o Mundo do Trabalho. Ocorrendo danos ou abuso, será responsabilidade do adolescente e de seu responsável, recuperá-los ou ressarci-los. Não comprovada a autoria, todos da turma são responsabilizados. Use os recursos conforme instruções, confira seu lugar ao entrar e sair de cada sala e comunique imediatamente qualquer irregularidade;
  • É obrigatória a apresentação da carteirinha para retirada de obras e materiais do acervo da sala de leitura. Ao fazer o empréstimo, você se compromete a zelar e devolver no prazo estabelecido. Faltando ao compromisso, será aplicada multa e relatório por irresponsabilidade. No caso de danos ou perda, a obra deve ser substituída por outra em igual estado.

 

  1. DA INICIATIVA:
  • O adolescente deve colaborar nas tarefas solicitadas, prontificar-se sem precisar ser cobrado, anotar informações recebidas, ser atuante e contribuir com dúvidas pertinentes, interagir, questionar assuntos que desconheçam e comentar suas experiências que agreguem valor à pauta. A iniciativa nas atividades e com as pessoas mostram maturidade e prontidão para a vida profissional. A recusa de tarefas, apatia ou indiferença, caracterizam falta de interesse, comportamentos contrários à permanência no Programa.

 

  1. DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR:
  • Estudos são prioridade – o trabalho não. Se o adolescente deseja ingressar no Mundo do Trabalho, esse é o ponto culminante de sua conscientização.
  • Para ajudar a adaptação, haverá acompanhado do desenvolvimento, frequência e comportamento escolar, a partir da inscrição no CAMP GUARUJÁ e é possível solicitar reforço escolar.
  • Excesso de faltas, mau comportamento, notas ou conceitos abaixo da média implicam relatório escolar de alerta e oferta de ajuda. Não conseguindo conciliar escola/CAMP GUARUJÁ, será necessário priorizar o ensino formal e deixar o Programa.
  • O abandono do ensino regular implica deixar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Formação Humano-Profissional e Socioaprendizagem.

 

  1. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS:
  • Documentos solicitados devem ser entregues prontamente ou até a data estipulada.

 

  1. AUTORIZAÇÕES:
  • O responsável legal e o adolescente, autorizam o uso de sua imagem, sem consulta prévia, em quaisquer publicações ou menção na mídia em geral: imprensa, folder, vídeos, sites, redes sociais e demais publicações relacionadas às atividades institucionais ou parceiros, a qualquer tempo, mesmo após desvincular-se da entidade;
  • As fotos ou materiais de divulgação poderão ser utilizadas também pelos adolescentes em redes sociais, mas peçam autorização para publicações e qualquer outra foto com o crachá ou que identifique a entidade, dependências ou parceiros;
  • Os responsáveis autorizam a participação em ações voluntárias, projetos de sexualidade, de acompanhamento psicossocial e nutricional, bem como o deslocamento entre as Unidades do CAMP GUARUJÁ ou parceiros, necessários ao bom desenvolvimento do programa.

 

  1. DO COMPROMETIMENTO DO RESPONSÁVEL LEGAL:
  • Acompanhar a saúde do adolescente, verificar a necessidade de consultas médicas, a fim de em tempo hábil realizar o tratamento/consulta e evitar impedimentos de registro e manter a entidade informada;
  • Acompanhar o ensino formal noturno, em escola com horário de entrada a partir de 19h, em desempenho, frequência diária de segunda à sexta-feira e bom comportamento e estimular o adolescente a avançar nos estudos. Compartilhar com a entidade, qualquer irregularidade ou pedido de reforço;
  • Participar de projetos voltados à família e comparecer pontualmente às reuniões e palestras ou, quando autorizado, indicar pessoa de sua confiança que o represente;
  • Atender prontamente a convocação da entidade ou reagendar por contato telefônico antes da data e horário agendados;
  • Oferecer trabalho voluntário que colabore com a formação Integral dos adolescentes;
  • Comunicar imediatamente, toda e qualquer irregularidade ou dificuldade com o adolescente, mesmo se tratando de hipótese ou suspeita, para que possamos averiguar em conjunto cada caso, apoiá-los e orientá-los;
  • Comunicar, de imediato, mudança de endereço, telefone ou escola do adolescente ou trabalho/telefone dos responsáveis;
  • Caso o responsável legal necessite ausentar-se da cidade deve comparecer na entidade, com ANTECEDÊNCIA, acompanhado da pessoa com quem deixará o adolescente para os devidos registros e esclarecimentos;
  • Toda Empresa espera que o adolescente seja solteiro, more com pais naturais (biológicos) ou responsável que tenha sua guarda, sem compromisso de marido/esposa, filhos. Quebrar essa expectativa tem feito empresas preferirem meninos e até fechar vagas. O contrário, amplia suas chances de integração e permanência no mundo do trabalho.
  • Declaram-se cientes de que a participação no Serviço é gratuita, não remunerada e que não terá qualquer prejuízo caso desista, mas apenas após concluir com êxito o Programa IntegrAção, de acordo com os critérios da entidade, poderá ingressar no Programa Aprendiz Integral (Socioaprendizagem), com possibilidade de jornada de segunda à sábado, em local designado pelo CAMP GUARUJÁ (em empresa parceira, pública ou privada)  e que deverá continuar frequentando, nas mesmas condições desse documento, todas as atividades teóricas e práticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Formação Humano-Profissional e Socioaprendizagem;
  • Colaborar na orientação do adolescente e zelar pelo cumprimento integral deste Regimento para o êxito do Programa e em caso de dúvida ou mediante fato ocorrido, solicitar atendimento para novos esclarecimentos.

 

A T E N Ç Ã O:

TRABALHAMOS COM PREVENÇÃO. NOS PROCUREM SEMPRE QUE DESEJAREM, MESMO QUE PARA PROBLEMAS FAMILIARES OU PESSOAIS, ISSO NOS AJUDA A TRABALHAR COM O ADOLESCENTE. LIGUE E AGENDE – 13 – 3355-7906/ 13- 33557909. TODO ATENDIMENTO É SIGILOSO.

 

EM QUALQUER SITUAÇÃO QUE NÃO ESTEJA AQUI PREVISTA, TODO O HISTÓRICO DO ADOLESCENTE SERÁ ANALISADO PELA EQUIPE FUNCIONAL E DIRETORIA QUE DECIDIRÃO SOBRE A MELHOR ATITUDE A SER TOMADA, SENDO ESTA DECISÃO, IRREVOGÁVEL.