Unidade II - Mais do que uma obra - Uma esperança !

Desde 2006, o CAMP Guarujá está à frente da construção de um importante Complexo de Inclusão Social da Região Metropolita da Baixada Santista, um conjunto de 03 blocos interligados, com 7.200m² de área construída.

 

Acessibilidade plena, reaproveitamento de águas pluviais e energia solar são alguns dos diferenciais que se somarão à Formação Humana, ao resgate de valores, Educação Emocional e habilidades socioemocionais e Qualificação Profissional que marcam a promoção de direitos e efetivação da proteção integral preconizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

O projeto, estritamente social, ampliará a capacidade de atendimento de adolescentes, jovens e pessoas com deficiência e às famílias em vulnerabilidade social e ou pessoal, fortalecendo vínculos e incentivando a família a concluir/retomar seus estudos. Esta ampliação significará a possibilidade de integração ao mercado de trabalho para cerca de 1.600 usuários/ano e estender a capacitação às áreas técnicas e operacionais, além das administrativas.

 

Está previsto o trabalho em rede com entidades especializadas em inclusão de Pessoas com Deficiência, liberdade assistida e medidas socioeducativas e ainda a extensão da capacitação humano-profissional para os familiares dos usuários do Serviço e outros públicos, inclusive a possibilidade de atender à demanda de colaboradores de empresas da região.

 

O terceiro bloco da edificação será destinado a Eventos, atividades artísticas, culturais, confraternização e convenções, com capacidade para 600 pessoas e estacionamento interno para até 200 veículos.

 

A fonte de recursos financeiros para essa construção vem sendo a participação no programa Nota Fiscal Paulista do Governo do Estado de São Paulo. Outra forma de participação é a destinação do Imposto de Renda - pessoa física e jurídica (que é retido, sem devolução), via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente direcionados à conclusão do Projeto, conforme chancela aprovada pelo colegiado do CMDCA.

 

Estamos em busca de novas parcerias que desejem participar desse empreendimento e cada conquista é uma luz de esperança para quem abraça a causa. O que você, que conhece o trabalho do CAMP Guarujá, pode fazer para realizar esse sonho e contribuir para que a cidade tenha um equipamento social de qualidade, com um serviço já conhecido de várias gerações?

 

Até que esteja em pleno funcionamento, quando abrigará todo o Serviço, desde 2014, serve de apoio à infraestrutura da Unidade I e já conta com 2 laboratórios de informática; 16 salas de aula; 1 sala de apoio psicopedagógico e WC – 4 femininos e 4 masculinos.

 

Apesar disso, as obras, que por falta de recursos, já corriam em ritmo lento, com a pandemia do novo Coronavírus – COVID-19, frustrou-se a intenção da finalização dos dois principais blocos e início das atividades no local e mais uma vez o ritmo foi bastante reduzido. Em 2022, os investimentos foram concentrados nas instalações de elétrica e incêndio (fotos abaixo) com vistas a obtenção do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, certificado essencial para o início de atividades.